HOMENAGEM AO PROFESSOR ZENO VELOSO


Detalhes do curso:

- Homenagem ao Mestre-

 

Zeno Veloso foi um dos maiores juristas desse País. Alegre, irreverente e diplomata, o brilhante civilista encantava a todos. 

 

Zeno Augusto Bastos Veloso, era jurista, notário e professor. Ele foi tabelião do 1º Ofício de Notas de Belém de 1966 até 2018. Participou da elaboração das constituições estaduais do Pará e do Amapá. Foi assessor da 2ª vice-presidência da Assembleia Nacional Constituinte e integrou a comissão de juristas que assessorou o relator do projeto do Código Civil de 2002 na Câmara dos Deputados. Além disso, Zeno foi deputado estadual e secretário de Justiça do Pará. Professor de direito civil e direito constitucional na Universidade Federal do Pará (UFPA), pela qual se formou em 1969 e da qual recebeu o título de notório saber, e na Universidade da Amazônia (UNAMA), que lhe conferiu o título de doutor honoris causa.

 

Com sua morte, Zeno nos deixa um grande legado no Direito das Famílias e Sucessões.  Cofundador e Diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família, engrandeceu a instituição.

 

Em participação no XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM, em 2019, Zeno Veloso integrou mesa redonda com Mário Delgado e Paulo Lins e Silva, também diretores nacionais do Instituto. A pergunta era "A equiparação entre cônjuge e companheiro transforma o companheiro em herdeiro necessário?".

 

O jurista defendeu em sua palestra: "Por causa das circunstâncias, das leis e da jurisprudência, a união estável é uma entidade familiar equiparada ao casamento. O resto é papo". Contudo, também destacou que "em Direito, tem um macete: a resposta é sempre 'talvez, quem sabe, depende'", arrancando aplausos da plateia.

 

Assim, como Professor de nossa Pós-graduação, lançamos uma AULA GRATUITA em sua homenagem, prestando solidariedade a toda sua Família, amigos e colegas.

 

Aula Gratuita 

Participação de grandes dos professores!

  • Profª Ana Luiza Maia Nevares
  • Profª Cristiana Mendes
  • Profº João Aguirre
  • Profº José Fernando Simão
  • Profº Marcelo Truzzi Otero
  • Profº Maria Berenice Dias
  • Profº: Mario Luiz Delgado
  • Profº: Rodrigo da Cunha
  • Profº: Rodrigo Toscano
  • Profº: Rolf Madaleno


Como vai funcionar?

Este evento vai acontecer no dia 26/04 (Segunda-feira), 18h. Será realizado na plataforma do Zoom. O link será enviado pelo e-mail informado no momento de sua inscrição.


FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO. AS VAGAS SÃO LIMITADAS!